Fernando de Noronha

Notícias

- Os pacientes selecionados para cirurgia plástica reparadora através da parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica estão sendo operados com sucesso total.

- Aconteceu no período de 25 a 29 de agosto, a segunda fase de controle populacional de cães e gatos – 2008, na Ilha de Fernando de Noronha, para controle populacional desses animais. Este evento foi realizado através de uma parceria da Coordenadoria de Saúde / Administração do DEFN com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, tendo como patrocinadores a BRAVET, Gouveias Distribuidora Hospitalar, Laboratório SYNTEC, SOMER-VILLE Fios Cirúrgicos e SUPRANOR.

- Realizou-se no período de 31 de agosto a 05 de setembro o Projeto de Diabetes, Hipertensão e Obesidade para identificar os casos dessas patologias nos moradores da ilha e os devidos encaminhamentos a serem tomados.O evento foi realizado pelo corpo clínico da UPE sob a responsabilidade do Dr. Moacir Novaes com o apoio da equipe de Saúde da Administração.

- O tema ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ATITUDE INTELIGENTE, foi abordado pela Coordenadoria de Saúde junto aos alunos da Escola Arquipélago, na semana da Pessoa Especial, promovida pela Educação, no período de 22 a 26 de agosto. O objetivo foi esclarecer e capacitar os participantes a fazerem escolhas de alimentos saudáveis para suas refeições a fim de evitar doenças como Diabetes, Hipertensão e Obesidade, já que podem levar o indivíduo a uma situação de especialidade, por falta dos cuidados necessários.

- A Coordenadoria de Saúde registrou mais um avanço nas suas ações com a atividade SALA DE BATE PAPO onde foram discutidos os temas “alimentação e nutrição na abordagem dos profissionais de saúde” e “um olhar interdisciplinar sobre a gestante”. Participaram profissionais do hospital São Lucas e do PSF com o objetivo de fortalecer os conceitos e as diretrizes de alimentação e nutrição para uma vida saudável, recomendados pelo Ministério da Saúde, para que se sintam seguros na hora de abordarem esse assunto.

- O evento Saúde para Todos realizado em maio, no escritório Recife, obteve êxito em todos os segmentos propostos. É a saúde cuidando da sua saúde. Fazendo parte das atividades relacionadas à saúde do trabalhador, está em andamento o projeto “saúde em movimento “, reafirmando a importância do exercício físico diário no contexto da saúde como um todo.

- A Coordenadoria de Saúde recebeu recentemente o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde Dr. Antônio Alves e o seu assessor técnico Dr. Fernando Rodrigues da Rocha, os quais na ocasião da visita à ilha, fizeram entrega de um computador ao Conselho Distrital de Saúde, melhorando os recursos de comunicação e promovendo o processo de inclusão digital dos conselheiros de saúde.

No dia oito de abril, aconteceu a abertura oficial da campanha de intensificação de combate a dengue, no Distrito Estadual de Fernando de Noronha, a qual terá continuidade durante todo o ano.

- A Coordenadoria de Saúde estabeleceu parcerias com a Secretaria Estadual de Saúde – I GERES, com a Educação e Meio Ambiente do DEFN, além das Corporações: Bombeiro, Polícia Militar, Aeronáutica e Polícia Federal. Juntaram – se também a nós a Associação dos Pousadeiros, Turistas, Artesãos, Pescadores, grupos de idosos e gestantes, comunidade e o Conselho Distrital de Saúde. Todos com um só objetivo: acabar com os focos do mosquito da dengue no arquipélago.

- Fazendo parte da Política de Humanização na Saúde, foi implantada a OUVIDORIA DE SAÚDE, que tem por objetivo traçar um perfil da situação atual, para respaldar a discussão sobre as diretrizes para melhorar as condições de trabalho do servidor da saúde no Distrito Estadual de Fernando de Noronha.

- A Coordenadoria de Saúde promoveu o curso de capacitação em imunização para a equipe da atenção básica, média complexidade e vigilância em saúde, com o objetivo de instrumentalizar os profissionais de enfermagem em sala de vacina, rede de frios e reações adversas. O evento aconteceu nos dias 10 e 11 de junho no auditório da escola arquipélago, contou com as gerências das áreas específicas e com instrutores do programa nacional de imunização – ses – pe.

- O trabalho de terapia comunitária em saúde física e mental está sendo desenvolvido no PSF, Hospital São Lucas e Vigilância em Saúde, atendendo o investimento previsto na Política de Humanização para melhoria na qualidade da prestação dos serviços.

- A Coordenadoria de Saúde do Distrito Estadual de Fernando de Noronha promoveu a primeira etapa do curso de capacitação em alimentação e nutrição na Atenção Básica, para profissionais da Atenção Básica, Média Complexidade e Vigilância em Saúde. Tem por objetivo fortalecer os conhecimentos para uma abordagem segura nos atendimentos de saúde.


  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados