Fernando de Noronha

Serviço de Urgência e Emergência

1-ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MOVEL:
-SAMU

2-ATENDIMENTO HOSPITALAR:
Pronto Socorros das Unidades Hospitalares
Leitos de Internação( Gerais,especializados,de retaguarda, de longa permanência,de terapia intensiva)

I-ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MOVEL: SAMU

1-INFORMAÇÕES GERAIS

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MOVEL DE URGÊNCIA-SAMU

O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1864/GM , em setembro de 2003, iniciou a implantação do componente móvel de urgência com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU-192.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é uma unidade de atendimento pré-hospitalar móvel, funcionam a partir da integração entre uma central telefônica, ambulâncias e a rede hospitalar. E composto por Unidade de suporte básico USB (equipe de socorrista regulado pelo médico) ou Unidade de Suporte Avançado USA (presença do médico, enfermeiro, socorrista e equipamentos de suporte avançado) ou esclarece dúvidas aos usuários sobre medidas preventivas e de promoção á saúde (atividade regulada).


Como Funciona:

Os telefonemas de urgência feitos gratuitamente para 192 são recebidos pela telefonista auxiliar de regulação médica, que registram o chamado no computador e transferem a ligação para o médico regulador que ao receber as ligações de pedidos de urgência, avalia a gravidade tria e classifica em função da urgência do caso, e responde de acordo com a necessidade do mesmo: Orientação por telefone ou ativação de Unidade Móvel.

A central de regulação Médica 192 é computadorizada e o sistema de comunicação é realizado através de radiotelefonia HT e telefonia móvel.

Para a segurança do usuário, todas as conversas telefônicas entre a população e a equipe do Samu são gravadas.


Como Acionar:

Através do número 192, de quaisquer telefones público, residencial ou celular. A ligação é gratuita.


Quando Chamar:

- Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios
- Em casos de intoxicação exógena
- Em caso de queimaduras graves
- Na ocorrência de maus tratos
- Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
- Em casos de tentativas de suicídio
- Em crises hipertensivas
- Quando houver acidentes/trauma com vítimas
- Em casos de afogamentos
- Em casos de choque elétrico
- Em acidentes com produtos perigosos
- Ferimentos por arma de fogo
- Ferimentos por arma branca (faca, facão etc.)
transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte

2-SAMU FERNANDO DE NORONHA

O SAMU 192 Fernando de Noronha encontra-se em fase de implantação, contara com 01 unidade de saúde avançada USA, aquisição de uma ambulancha, moto.

Equipe das Unidades de Saúde Avançada (USA)

• Médico
• Enfermeiro
• Motorista-socorrista


CENTRAL DE REGULAÇÃO MÉDICA

O SAMU Noronha estará vinculado a Central de Regulação Médica no Município de Recife. Funcionará como base descentralizada.


II-REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE FERNANDO DE NORONHA

FLUXO DA ASSISTÊNCIA INTEGRAL ÀS URGÊNCIAS SERVIÇO ATUAL

Nas Urgências e Emergências o resgate das vitimas é realizado atualmente pelo Corpo de Bombeiros referenciados para o Hospital São Lucas em primeira instância e se necessário após atendimento inicial e estabilização do paciente encaminhado para as unidades de referência especializadas e de alta complexidade em Recife.

A solicitação do SAMU-192 visa à redução de mortes e seqüelas por falta de socorro precoce bem como reduzir o número de mortes em acidentes graves. O Transporte de pacientes para o serviço de referência especializado e de alta complexidade ocorre exclusivamente por via aérea conforme tipo de urgência e a gravidade sendo UTI aérea ou vôo comercial.

A assistência pré-hospitalar móvel – SAMU FERNANDO DE NORONHA, de abrangência regional, com o objetivo de reduzir a morbimortalidade principalmente por causas externas e cardiovasculares, reduzindo o tempo de resposta e melhorando a qualidade da assistência.


SALA DE ESTABILIZAÇÃO (SALA VERMELHA)

Reestruturada sala de emergência-Estabilização do Hospital São Lucas, com equipamentos adequados para a realização de procedimentos a pacientes em estado grave.

A sala de estabilização conta com bomba de infusão, monitor cardíaco, desfibrilador, cama elétrica, respirador mecânico, eletrocardiograma dentre outros.


NEU-FERNANDO DE NORONHA

O Núcleo de Educação em Urgências tem por finalidade atuar como espaço de saber interinstitucional de formação, capacitação, habilitação e educação permanente de recursos humanos para as urgências.

Realizado APH Treinamento em Atendimento Pré – Hospitalar: Imobilização, Transporte, Remoção e BLS Suporte Básico a vida para profissionais moradores e temporários na ilha: Hospital, Bombeiro e Atenção Básica.

PHTLS, ATLS, ACLS e TLSN já previstos com a SES-PE.


DIAGRAMA

SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

I-.SAMU

- INFORMAÇÕES GERAIS
- SAMU FERNANDO DE NORONHA (EM FASE DE IMPLANTAÇÃO)

II-REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE FERNANDO DE NORONHA

III-Núcleo de Educação em Urgência NEU-FERNANDO DE NORONHA

IV-PRINCIPAIS ATIVIDADES DO SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA


  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados