Fernando de Noronha

Saúde

TRILHA DA SAÚDE : Um caminho certo para viver melhor

Compete à Coordenação de Saúde do Distrito Estadual de Fernando de Noronha de forma pactuada com as esferas Estadual e Nacional, responsabilizar-se pela implantação, implementação e consolidação da política de saúde do Sistema Único de Saúde – SUS. A Ilha de Fernando de Noronha situa-se a 535 km do Recife.

Tem uma extensão territorial de 17 km com uma população de aproximadamente 3.500 habitantes e um fluxo médio mensal de 2.000 turistas.

O acesso à ilha pode ser feito por via aérea ou marítima, em horários pré determinados e restritos.

Grande parte do abastecimento dos bens de consumo e de profissionais especializados são oriundos do continente.

Este perfil requer especificidades locais que demandam uma organização no complexo da saúde, com características próprias.

O modelo de gestão para a saúde no Distrito Estadual de Fernando de Noronha está estruturado pela Coordenadoria de Saúde e aprovado pelo Conselho Distrital de Saúde, onde os profissionais respondem pelas ações, implantação e acompanhamento das políticas preconizadas pelo Ministério da Saúde e pelas metas traçadas pela Secretaria Estadual de Saúde.

Com foco na saúde da população, o Distrito Estadual de Fernando de Noronha dispõe das seguintes unidades :

Quando há indicação médica, o paciente é transferido para o continente a fim de fazer Tratamento Fora do Domicílio – TFD, onde recebe tratamento especializado na rede de saúde do Estado, com agendamento prévio ou reserva de leito nos hospitais referenciados, além de receberem acompanhamento de profissionais da área de saúde em enfermagem, nutrição e serviço social.

Os investimentos atuais prevêem aproximar ainda mais o modelo atual das diretrizes básicas do Sistema Único de Saúde – SUS.

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados