Fernando de Noronha

Sítio do Patrimônio Mundial Natural

As excepcionais condições ambientais de Fernando de Noronha atraíram a atenção dos ambientalistas de todo o mundo e de organismos preservacionistas, envolvidos na luta em defesa da natureza, fazendo surgir a proposta de concessão – pela UNESCO – de um título que reconhecesse essas especiais condições, com a inscrição do arquipélago na lista dos lugares contemplados como “patrimônio mundial”.

Um minucioso documento de proposição foi elaborado, identificando tudo aquilo que caracterizasse esse patrimônio ambiental, acrescido ainda de informes a respeito das marcas da presença do homem, nos quase 500 anos de interferências. Ao longo do ano de 2001, análises foram feitas, não só da documentação oficialmente encaminhada, com em visitas técnicas de especialistas que, in loco, analisaram essas condições e emitiram parecer positivo.

Assim, em 13 de dezembro de 2001, Fernando de Noronha foi inscrito nesse seleto grupo de lugares reconhecidamente especiais, com o título de “SÍTIO DO PATRIMÔNIO MUNDIAL NATURAL”. O diploma foi entregue um ano mais tarde, em 27 de dezembro de 2002.

Com essa honrosa titulação, cresce a responsabilidade daqueles que vivem ou visitam Fernando de Noronha, que assumem o compromisso de contribuir para que a preservação rigorosa seja mantida, obedecendo às normas estabelecidas no “Plano de Manejo” do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e amplamente divulgadas no arquipélago.


  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados