Fernando de Noronha

Flora

Flora

A vegetação predominante em Fernando de Noronha é composta por espécies típicas do agreste nordestino, perdendo sua folhagem na estação seca. Em seu aspecto geral, a vegetação apresenta árvores nas áreas mais elevadas e arbustos nas superfícies mais planas.


Mata Seca

A Mata Seca, encontrada na Ponta da Sapata, representa 25% de toda a vegetação de arbustos e árvores da ilha principal do arquipélago. Esta vegetação é utilizada pelas aves marinhas e terrestres para a construção de ninhos.

As principais espécies arbóreas e endêmicas são: a Gameleira (Ficus noronhae), o Mulungu (Erythrina auranthiaca) e a Burra Leiteira (Sapium sceleratum)


Mangue

A única ocorrência de mangue insular no oceano Atlântico Sul merece atenção especial e se localiza na baía do Sueste, ocupando uma área de 1500 m2. Esse mangue recebe água da maior bacia de captação da ilha, a do riacho Maceió.


Trepadeiras

Denominadas genericamente por "jitiranas", as trepadeiras cobrem arbustos e árvores nativos no período das chuvas. São constituídas de 14 diferentes espécies vegetais.


Atenção especial

Algumas espécies como as urtigas, o aveloz e a burra leiteira possuem seiva cáustica agressiva à pele.


Espécies introduzidas

Com o objetivo de prover alimentação para homens e animais, os colonizadores e moradores atuais, introduziram diversas espécies frutíferas. Destacam o caju, o cajá e a pinha. Entre as espécies ornamentais, destacam-se o flamboyant e o ipê branco.


  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados