Fernando de Noronha

Patrimônio Edificado Isolado

- Casa grande do sudeste

No caminho velho do Sueste fica essa edificação, que é, provavelmente, a mais antiga casa construída na ilha. Servia como residência de veraneio dos comandantes do presídio e abrigou, em dois momentos, o hospital de beribéricos, pelo clima no seu entorno e a grande quantidade de frutas cítricas existentes nas proximidades. Próximo a ela está a Barragem da Pedreira, resultante da dinamitação do morro Boa Vista, para a obtenção de pedras para a construção do molhe no porto.


- Frigorífico Velho

No caminho da Praia de Atalaia está esta grande construção, do tempo da presença americana na II Guerra Mundial. Hoje sem uso, é um edifício de grandes proporções, possível de ser incluído no processo de requalificação de prédios.


- Hotel de Trânsito da Aeronáutica

Uma edificação de grande porte, localizada no morro de Sto. Antônio, teve três diferentes períodos de construção e usos diversos.

Ali existiu a Estação Metereológica da Marinha, ainda de pé em 1934, quando foi retratada por Percy Lau. Sob suas ruínas ergueu-se a casa do Governador militar do Exército, na década de 60. Mais tarde, foi demolida para dar lugar à edificação atual, também residência governamental até a reintegração do Arquipélago a Pernambuco, quando a área foi doada para o Ministério da Aeronáutica, servindo como Hotel de Trânsito para autoridades em visita a Fernando de Noronha.


- Capela de São Pedro dos Pescadores

Pequena capela localizada na parte alta da região da Air France, não possui culto regular, somente sendo utilizada por ocasião da Festa de São Pedro, quando daí parte a "Buscada Marítima" em louvor ao patrono dos pescadores. A área é um excelente mirante.

É permitida a reprodução do conteúdo e de fotografias do site, desde que citada a fonte com link para o site (www.noronha.pe.gov.br) e os créditos dos fotógrafos.


  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados