Fernando de Noronha

Arqueologia

Administrar Patrimônio

Forte Boldró

Forte Boldró

ADMINISTRAR O PATRIMÔNIO é zelar pela memória e tratar da herança patrimonial. Isto implica em compreender como a sociedade se relaciona com os bens reconhecidos como herança e identificar outros repertórios culturais, com significados atribuídos ao longo do tempo, que sejam referências à auto-estima e autodeterminação dos cidadãos.

Muitos desafios se apresentam: promover a preservação patrimonial, com base no desenvolvimento local, por meio de ações inclusivas; consolidar bases de pesquisa, com vistas à produção de conhecimento sobre o ambiente insular; e incrementar as ações sócio-educativas e o uso dos equipamentos turístico-culturais para ações pedagógicas, voltadas à educação pelo e para o patrimônio.

Para tal, as diversas atividades recomendadas foram definidas em linhas gerais no Programa de Salvaguarda e Programa de Comunicação do Plano Diretor de Gabinete de Arqueologia.

Os dados podem ser utilizados livremente desde que se faça referência ao Gabinete de Arqueologia da ADEFN como fonte de informação, agradecendo-se que, sempre que detectarem deficiências, lhe seja comunicado, de modo a proceder-se à respectiva correção. Estas informações deverão ser transmitidas através de e-mail: arqueologia@noronha.pe.gov.br.

Participe desta experiência! Reflita, questione, avalie e seja um voluntário no monitoramento dos bens patrimoniais do Arquipélago Fernando de Noronha.

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados