Fernando de Noronha

Acervo Documental

Recolhimento dos diversos setores

Documentos antes dos procedimentos

Documentos em péssimo estado de conservação

Documentos antes dos procedimentos

Fase de organização dos documentos

Localizado no Arquivo Público Jordão Emerenciano, rua imperial, 1069 – Bairro de São José – Recife – PE

Histórico: A primeira fase deste trabalho foi o recolhimento de todos os documentos em um só local, numa sala localizada na Vila do Trinta em Fernando de Noronha. Um caminhão recolheu em diversos setores da Administração Distrital esta documentação. Esta fase dos trabalhos foi de março de 2000 a dezembro de 2002.

A segunda fase dos trabalhos foi à separação dos documentos que ainda tinha a possibilidade de ser recuperado e a transferência para o Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, através de convênio firmado entre as partes, este período foi de janeiro de 2003 a dezembro de 2005.

Na terceira fase foi iniciado o Projeto “Conservação Documental do Acervo de Fernando de Noronha” selecionado no edital de 2005 do BNDES. O seu objetivo geral foi de preservar 1.930 unidades documentais, sendo subdivididas em 700 documentos avulsos, 30 livros e 1.200 fotos em preto-e-branco e coloridas.

O Distrito Estadual de Fernando de Noronha tem um acervo documental que corresponde ao período do Presídio Comum e Político, a administração do Exército, a administração da Aeronautica, ao EMFA - Estado Maior das Forças Armadas e ao MINTER - Ministério do Interior. Também faz parte deste acervo os documentos administrativos do Governo do Estado de Pernambuco. O Trabalho que desempenhamos neste acervo é o de higienização, catalogação, indexação e acondicionamento.

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados