Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

28/03/2018 - Alunos de Fernando de Noronha participam da abertura dos Jogos Escolares de Pernambuco

Os estudantes-atletas de Fernando de Noronha participaram pela terceira vez da abertura dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), que aconteceu no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Olinda, na tarde desta terça-feira, 27. Cerca de 1 mil alunos representaram 75 escolas públicas e particulares no evento, que esse ano completa 59 edições e é o amor evento esportivo do Estado.

Representaram a ilha os jovens Léia Caroline, Lívia Araújo, Olga Moreira, Marcelo Henrique, Ruan Leal, Arthur César, Lara Souza e Vítor Lima, todos alunos da Erem Arquipélago. Os atletas da Escola Arquipélago vão participar das seguintes modalidades: judô, handebol, atletismo, natação e xadrez, com disputas programadas apenas para julho, dentro dos confrontos estaduais. A quantidade de alunos participantes ainda vai ser definida. Os jovens estiveram acompanhados pelos psicólogos Samuel Marques e Patrícia Raquel, do Núcleo Psicossocial e Pedagógico da Escola Arquipélago.

Os Jogos Escolares de Pernambuco chegam à marca de 17 modalidades: Atletismo, Judô, Luta Olímpica, Ginástica Rítmica, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa, Natação, Badminton, Ciclismo, Xadrez, Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol, Futebol, Futevôlei e a novidade Beach Soccer. As categorias disputadas são a Pré-mirim (9 a 12 anos), Mirim (12 a 14 anos) e Infantil (15 a 17 anos) em fases regionais e estaduais, quando os melhores disputam as vagas da delegação pernambucana para os Jogos Escolares da Juventude Mirim e Infantil (fase nacional). Fernando de Noronha entra justamente na fase estadual, por ter sido a escola convidada.

A homenageada do evento foi a atleta pernambucana Keila Costa, especialista nos saltos triplo em distância, que já participou de quatro Olimpíadas (Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016) e recebeu medalhas em mundiais e em Jogos Pan-Americanos. Ela contou emocionada um pouco da sua vida profissional, com mais de 20 anos de experiência. Keila foi a responsável por acender a pira olímpica. A abertura oficial dos JEPs foi feita pelo secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras. “Ficamos muito felizes com o crescimento dos JEPs. A cada temporada, temos mais instituições inscritas, mais alunos-atletas competindo e participando ativamente dessa troca de energia entre esporte e educação. Não tenho dúvidas que teremos muitas emoções nas disputas dos Jogos”, pontuou Felipe Carreras.

O evento contou ainda com a apresentações de teatro, musical da banda Patusco e performance do grupo de dança do Compaz Ariano Suassuna.

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados