Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

12/03/2018 - Superintendência de Saúde da ilha realiza Ação Social de Atendimento Oftalmológico Projeto local Casa Neuronha é um dos parceiros deste ano

Até o próximo sábado, dia 17, a comunidade noronhense poderá se dirigir ao Hospital São Lucas (HSL), sempre das 8h às 12h, para a Ação Social de Atendimento Oftalmológico com o dr. Ricardo Maia e equipe. A parceria com a Superintendência de Saúde de Fernando de Noronha existe há seis anos e, desde o ano passado, a ação recebe importante apoio do Projeto Casa Neuronha. A ideia é atender cerca de 30 pessoas por dia, obedecendo ordem de chegada, com atenção especial para crianças e adolescentes.

A moradora Lilian Ciriaco chegou cedo com o filho Álvaro, de 2 anos. Segundo a mãe, ele começou a apresentar sinais de incômodo para enxergar. “A gente estava em dúvida se havia algum problema, porque todas as vezes que ele ia ver algum desenho ele apertava os olhinhos, principalmente em lugares com muita claridade. Agora, surgiu esta oportunidade e o trouxemos, o que foi ótimo, pois foi identificado que ele tem astigmatismo (dificuldade de foco para enxergar tanto de perto como de longe)”, concluiu.

De acordo com a diretora técnica do HSL, dra. Carolina Mello, além da demanda que está chegando para o atendimento, o hospital já tinha alguns registros de TFD (Tratamento Fora de Domicílio) para oftalmologia, portanto os pacientes que estavam nessa lista já vão ser atendidos durante a ação e não precisarão viajar para o continente. Ela também enfatiza que “uma das prioridades é realizar o atendimento a crianças e adolescentes, pois a gente sabe que a demanda é grande e, se for necessário, a gente vai fazer uma busca ativa desses pacientes”.

Outro foco, segundo a dra. Carolina, é garantir uma triagem geral, o que significa que o atendimento vai desde a necessidade de avaliação à revisão de óculos de grau. A parceria do Projeto Casa Neuronha também conta com diversos apoiadores, entre eles, o Instituto Ver e Viver e a marca Chilli Beans, que doarão lentes e armações aos pacientes atendidos aqui. “Todo fim de ano, a Casa Neuronha capta recursos com alguns artistas que vêm à ilha e é daí que conseguimos patrocinar ações sociais para toda a comunidade”.

Serviço:
Ação Social - Atendimento Oftalmológico
Hospital São Lucas – Floresta Nova
De 12 a 17 de março de 2018, das 8h às 12h (por ordem chegada).

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados