Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

22/09/2017 - Programa Noronha Sorrindo Mais e Melhor realiza ação educativa nas escolas

Os cuidados com a higiene são fundamentais para a saúde bucal desde a infância. Dessa forma, é possível realizar um trabalho preventivo e evitar a perda precoce de dentes por problemas de cárie e doenças gengivais, como gengivite ou periodontite. Outra vantagem importante é que as crianças que aprendem os conceitos básicos (escovar, passar fio dental, ir ao dentista regularmente e manter uma alimentação saudável) dificilmente esquecerão estas lições na idade adulta e cuidarão melhor de sua dentição.
E foi com esta missão que o Programa Noronha Sorrindo Mais e Melhor, da Administração da ilha, realizou uma ação educativa com estudantes de 3 a 15 anos, nos dias 20 e 21 de setembro, na Creche Bem-Me-Quer e na Escola Arquipélago. A iniciativa contou com a parceria da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR) e da marca Colgate.
“Esse é um trabalho de prevenção associado ao levantamento epidemiológico de crianças que está sendo realizado em toda a ilha, a cada mês. Os dados coletados seguirão para a FOR onde tem uma especialista em saúde pública que fará um estudo e, a partir daí, poderemos dimensionar de fato o que a ilha está precisando nesta área”, explicou a gestora de Saúde Bucal da ilha, Yeda Vidal.
Cada criança recebeu um kit com escova, creme dental e sabonete, assistiram a um filminho didático e receberam orientações de escovação com flúor. “Eu tenho preguiça de escovar os dentes e aí todo dia minha mãe fica na cola para que eu faça”, disse o estudante Silas Souza. Já Sofia Cristine exaltou: “O gostinho do flúor é azedo demais, mas eu não tenho preguiça e escovo de manhã, à tarde e à noite”.

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados