Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

26/03/2018 - Administração de Noronha entrega ruas pavimentadas à população

Na manhã desta segunda-feira, 26, a Administração de Fernando de Noronha, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, fez a entrega de mais oito ruas pavimentadas e restauradas no bairro da Floresta Nova. Com essa iniciativa, subiu para 10, de um total de 18, o número de vias pavimentadas em Fernando de Noronha. A obra, realizada com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) foi orçada em mais 12 milhões.

O projeto de requalificação e pavimentação das principais ruas dos bairros de Floresta Nova, Floresta Velha e Boldró foi iniciado no final do ano passado e tem previsão para ser concluído até o final do próximo mês. A obra, segundo o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Felipe Carreras, representa um ganho para a população e a concretização de um sonho da comunidade, que sempre reivindicou a obra.

Ele lembrou que muito se falava, mas que o projeto não era executado. “Sempre se falou na pavimentação das ruas de Noronha. Muitos não acreditavam, mas as ruas estão sendo inauguradas por etapas”, disse o secretário. Em dezembro passado as ruas Alameda Bela Vista e a Projetada B (Rua Antônio Santana dos Santos), foram as primeiras a serem a serem entregues.

Na avaliação do administrador do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, Plínio Pimentel, as obras de pavimentação das principais ruas da Ilha vai beneficiar os moradores, empresários e turistas. Uma ação que vem sendo concretizada pela gestão do governador Paulo Câmara. “Há mais de 20 anos, a comunidade espera por essa ação que vem sendo executada neste Governo”, comemorou. Plínio Pimentel, disse ainda que a administração da Ilha vem envidando esforços para melhorar, cada vez mais, a vida dos moradores do Arquipélago.

Investimentos- Os recursos, da ordem de mais de R$12 milhões, estão sendo aplicados na implantação e restauração do pavimento, assentamento de blocos intertravados (tipo de pavimento ambientalmente sustentável que permite a absorção de águas de chuvas pelo terreno), drenagem, calçadas, restauração e reciclagem do pavimento existente, terraplenagem, regularização do solo, construção de caixa coletora, entre outras intervenções, além do transporte marítimo de materiais, que tem um custo elevado, razão pela qual encarece, ainda mais, o custo total da obra.

Texto: Josie Marja
Fotos: Jerônimo Andrade

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados