Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

19/06/2017 - Patrimônio histórico da ilha é tema de oficina participativa

Uma oficina participativa reuniu estudantes, moradores e empresários de Fernando de Noronha, na última sexta-feira (16), no auditório da Escola Arquipélago. Coordenado pela empresa Grau Grupo de Arquitetura e Urbanismo Ltda., o encontro serviu para captar a opinião da comunidade quanto aos modelos apresentados no Projeto de Conservação e Revitalização do Forte de São Pedro do Boldró, e do Forte de Santo Antônio, situados no arquipélago.

“Esta é uma ação para troca de informações onde queremos conhecer e atender às expectativas das pessoas da ilha envolvidas diretamente com o patrimônio. Isto é, criar uma apropriação por parte das pessoas que vão vivenciar, de fato, essa transformação, e também proporcionar mais um atrativo para os que visitam Noronha”, afirmou o museólogo do Grau e responsável pelo Projeto, Aluizio Câmara.

A Grau Grupo vem executando as atividades no Distrito há mais de um ano, e já tendo realizado o levantamento arqueológico e topográfico do local. Agora, o Projeto encontra-se em etapa de complementação do Projeto, com a museologia e museografia.

“O mais importante é tentar ressignificar os sítios de importância histórica. Noronha tem um turismo de sol e mar e queremos dar voz à história. É bacana ver que a ilha internamente mudou muito, se urbanizou, e que suas margens continuam intocadas e preservadas. A ilha tem um patrimônio construído e edificado na ilha e a intenção nossa é fazer com que esses sítios dialoguem melhor com a população e com os visitantes”, completou o museólogo.

Os recursos para a realização dos trabalhos nas duas fortificações do século XVIII são provenientes do PAC – Cidades Históricas, através do Iphan. O A iniciativa compreende a elaboração dos projetos de arquitetura; museografia e museologia; comunicação visual/sinalização, além dos projetos complementares de arquitetura paisagística; acessibilidade universal; estrutural e de consolidação; instalações hidrossanitárias; instalações elétricas, eletrônicas e luminotécnica; instalações mecânicas; e de prevenção e combate a incêndio.

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados